quarta-feira, 31 de julho de 2013

Curiosidades sobre o filme "Iluminado"


Pôster do filme
Novo projeto de Kubrick
- Em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Encontrou o livro "The Shining", e resolveu transformá-lo em filme.

Livro
- Baseado no livro "The Shining", escrito por Stephen King.
Capa do livro "O Iluminado (The Shining)"
- No livro, o apartamento onde parte da história acontece era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono "Hotel Overlook", onde o filme foi filmado, que temia que as pessoas não alugasse o quarto, o número foi alterado para 237, inexistente no hotel.

- O primeiro rascunho de "O Iluminado" estava dividido em cinco atos, como uma peça teatral de Shakespeare. Só depois o livro tomou formato de prosa. A estrutura dividida, segundo o Stephen King, facilita a passagem do papel para a televisão.

- Parte da história do Hotel Overlook está em outro lugar. Stephen King guardou por vários anos o prólogo do livro, intitulado "Before the Play", cortado para manter a obra com menos páginas e mais barata para os leitores. Esse trecho foi lançado originalmente na revista Whispers, em 1982. Para promover a mini-série televisiva de O Iluminado de 1997, o escritor autorizou a publicação.

- "Before the Play" traz cinco histórias que revelam mais sobre o Hotel Overlook e a família Torrance:
Capa do prólogo "Before the Play".
Primeira cena: sobre a construção do hotel, em 1907, até a venda da propriedade para dois irmãos.

Segunda cena: sobre Lottie Kilgallon, uma hóspede recém-casada que tem pesadelos desde que chegou ao hotel.

Terceira cena: sobre Lewis Toner, contador e amante do dono do Overlook.

Quarta cena: ocorre no verão de 1953, quando o menino Jackie Torrance vê seu pai chegar alcoolizado em casa.

Quinta cena: um atentando mafioso que deixa três mortos na Suíte Presidencial do hotel é o conteúdo da derradeira cena.

- Stephen King anunciou que está escrevendo "Dr. Sleep", a esperada continuação de "O Iluminado". Na trama, Danny Torrance tem 40 anos e trabalha em um hospital de Nova York. Seu trabalho é usar os poderes para ajudar pacientes terminais a passar para o outro lado.
- Segundo Stephen King, o título do filme é inspirado pelo refrão da música "Instant Karma" de John Lennon, que diz "We all shine on".

Stanley Kubrick & Stephen King

Stanley Kubrick
- Durante o making of de  "O Iluminado" era comum o diretor ligar de madrugada para o escritor Stephen King e fazer-lhe perguntas tipo se ele acreditava em Deus.

Stephen King
- A primeira vez que Stephen King recebeu a proposta de Stanley Kubrick para fazer uma versão em filme de "O Iluminado" foi num telefonema pela manhã. King estava de ressaca e ficou chocado quando sua esposa disse que Stanley Kubrick estava ao telefone. As primeiras coisas que Kubrick falou foi com relação ao otimismo das histórias com fantasmas, já que elas sugeriam que humanos sobreviviam à morte. Quando Stephen King perguntou a respeito do inferno, Stanley Kubrick fez silêncio por um momento, e respondeu: "Eu não acredito em inferno".

- As letras inicias de seus nomes artísticos são as mesmas "S. K.".

- Stephen King não gostou do filme.

Gravações

Imagem de "Shelley Duvall" nos bastidores de "O Iluminado".
- Stanley Kubrick rodou 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.

- Mais de 400 mil metros de negativos foram rodados, e Kubrick aproveitou apenas 1% de tudo que filmou.

Jack Nicholson em "O Iluminado".
- Sempre que o personagem Jack Torrance falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.

- Enquanto filmava "O Iluminado", Kubrick fez o elenco assistir "Eraserhead", de David Lynch, O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski, e "O Exorcista", de William Friedkin.

Jack Nicholson em "O Iluminado".
- Foi ideia de Jack Nicholson ficar jogando uma bola de tênis contra a parede. No roteiro, só estava especificado: "Jack não está trabalhando".
Danny Lloyd em "O Iluminado".
- Danny não sabia que estava participando de um filme de terror. Kubrick queria proteger o garoto, que estava com apenas 6 anos de idade.

- Para escolher quem faria o personagem "Danny Torrent", Stanley Kubrick e seu assistente entrevistaram cinco mil crianças ao longo de meses.

Irmãs
Irmãs Grady.
- Ao contrário que muitos pensam, elas não são gêmeas. Uma tem 8 anos e a outra 10 anos.

Edição

- Originalmente, o filme tinha 146 minutos, tendo sido posteriormente editado para 142 minutos.

Câmera

- Foi um dos primeiros a usar a "Steadicam", consiste num sistema em que a câmera é acoplada ao corpo do operador, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmera flutua.

Premiações
Scatman Crothers em "O Iluminado".
- Ganhador do Saturn Award de Melhor Ator Coadjuvante para Scatman Crothers.

- Mesmo atualmente sendo idolatrado por muitos, o filme foi ganhador da Framboesa de Ouro por Pior Atriz e Pior Diretor.

O filme que mais queima calorias
"O Iluminado" foi considerado o filme que mais queima calorias de acordo com um estudo feito na Universidade de Westminster, na Inglaterra. Podendo até queimar 184 calorias.
Refilmagem
Poster do filme de 1997.
- Foi refilmado para a  TV americana em 1997, tendo recebido também de "O Iluminado" e tendo sido estrelado por Rebecca De Mornay e Steven Weber.

- O roteiro foi escrito pelo Stephen King.

Fonte:  grindhouseproject.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário